Ovos de Páscoa: Chocolate não provoca acne

17/04/2011 15:52

 

Pesquisas mostram que o chocolate não causa acne nem deixa a pele oleosa

 

 

Com a proximidade da Páscoa, fileiras de ovos de chocolate se multiplicam nos supermercados e docerias. Mesmo para quem não é tão fã desse alimento, fica difícil resistir a todas essas guloseimas. Mas afinal, o chocolate faz bem ou mal a saúde?

Altamente calórico, o chocolate é o vilão das dietas, mas pode ser consumido com moderação por pessoas saudáveis. Nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonóides (antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares ) e de substâncias precursoras da serotonina (responsável pela sensação de prazer e bem-estar).

Em relação à pele, o chocolate também não apresenta nenhuma contra-indicação. Embora pais de adolescentes com acne, tanto antigamente como hoje, costumem repetir que “chocolate dá espinha”, a ciência comprovou que estavam equivocados: chocolate e comidas gordurosas não causam acne.

Um estudo realizado ano passado no Departamento de Dermatologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, demonstrou que o consumo de chocolate não estava relacionado ao desenvolvimento ou piora da acne.

Fatores genéticos e flutuações hormonais, de ocorrência mais freqüente na puberdade, gravidez e na menopausa indicam, na verdade, se uma pessoa vai desenvolver ou não acne. As informações são da Sociedade Brasileira de Medicina Estética - Regional São Paulo.